Desal produz anualmente mais de 50 mil peças de mobiliário urbano em Salvador

 Desal produz anualmente mais de 50 mil peças de mobiliário urbano em Salvador

Responsável pela produção de parte do mobiliário urbano da capital baiana, a fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) é responsável pela confecção, em média, de mais de 50 mil equipamentos anuais. Além de confeccionar as peças, o órgão auxilia no combate ao vandalismo nas praças e outros espaços da cidade, e da implantação e manutenção de novas passarelas no município.

Localizada na BR-324, no km 8,5, próximo ao Porto Seco Pirajá, a fábrica possui mais de 20 mil m², e é composta por setores voltados para serralheria, fibra, metalurgia, carpintaria, almoxarifado, setor administrativo e de argamassa e concreto. Hoje, a Desal possui aproximadamente 260 colaboradores, distribuídos nos setores de produção e obra e na área administrativa.

“Salvador é privilegiada por ter a fábrica da Desal, que produz quase todos os componentes da cidade. São mais de 50 mil equipamentos anuais fabricados, entre mobiliários e monumentos – um dos maiores já reconstruídos foi o de Mário Cravo (Monumento à Cidade do Salvador), na rampa do Mercado Modelo, no Comércio, feito em fibra. Isso nos dá uma condição de economizar para a cidade, porque adquirimos os insumos e fabricamos aqui, baixando os custos”, explica o presidente da Desal, Virgílio Daltro.

Praças públicas – Única fábrica pública de pré-moldados da América Latina, a companhia produz desde brinquedos, tijolos, blocos, bancos, mesas, totens, futmesa, mesa de pingue-pongue, até monumentos e outros materiais que compõem estruturas da cidade, promovendo mobilidade, lazer e entretenimento à população.

Além das peças, a Desal também participa da construção de praças em Salvador – nos últimos anos, foram mais de 600 praças entregues, construídas ou requalificadas, com mais de R$40 milhões de investimento. A companhia, inclusive, trouxe novos atrativos para as praças, a exemplo dos cachorródromos, para a diversão dos cães, Casa de Tarzan, espaço infantil, parede de escalada para crianças e bancos modulares antivandalismo.

Manutenção – O órgão realiza ainda a manutenção preventiva e a restauração das praças da cidade, das passarelas e manutenções diversas em outros equipamentos públicos. Alguns desses serviços recentes englobam a manutenção e construção de novas passarelas, a exemplo das que estão em processo de instalação na Avenida Juracy Magalhães e Vasco Da Gama, como forma de melhorar o fluxo de pedestres e veículos em pontos por onde passam as novas linhas do BRT. Já na Avenida Tancredo Neves, um complexo foi montado próximo à loja Tok Stok e à Avenida Magalhães Neto.

Vandalismo – Em 2025, as ações de combate ao vandalismo nos equipamentos públicos da cidade trabalham pra frear o prejuízo de mais de R$400 mil aos cofres públicos registrados em 2024. Diariamente, são recebidas mais de 20 queixas, através do Fala Salvador 156 ou pelo Salvador Digital (http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br) sobre destruição ao patrimônio público.

A Desal chega a realizar até 30 restaurações por mês. A companhia tem desenvolvido um contínuo trabalho na manutenção e recuperação desses equipamentos. As ações são reforçadas e a população precisa ajudar a manter as peças. “Quando um equipamento é vandalizado, quem sai perdendo é a sociedade”, ressalta Daltro.

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.