Ação conjunta durante Carnaval retira 230 kg de resíduos sólidos do Parque Marinho da Barra

 Ação conjunta durante Carnaval retira 230 kg de resíduos sólidos do Parque Marinho da Barra

Uma ação conjunta entre mergulhadores, voluntários e órgãos municipais foi responsável pela remoção de 230 kg de resíduos sólidos do Parque Natural Municipal Marinho da Barra. A atividade aconteceu no período do Carnaval de Salvador 2025, e contou com a participação de 25 mergulhadores da escola de mergulho Submerso, além de voluntários. A iniciativa foi apoiada pela Prefeitura, responsável pela gestão do Parque Marinho através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

Além da coleta, a atividade envolve separação de materiais, geração de dados científicos e ações educativas visando a redução do descarte irregular na areia e no mar. “Esta é uma ação que realizamos há mais de uma década. E, há cerca de três anos, criamos este projeto batizado ‘Arrastão de Limpeza de Praias’, que resultou nestes números este ano, e na coleta de quase meia tonelada no Carnaval de 2024”, explica Robson Oliveira que, ao lado do também mergulhador Ronaldo Batista, ajudou a criar e promover o projeto.

Para o titular da Secis, Ivan Euler, a iniciativa de limpeza dos resíduos no Parque Natural Municipal Marinho da Barra é essencial para preservar esse patrimônio ambiental e histórico único. O local abrange mais de 300 mil m² e abriga corais, tartarugas e naufrágios históricos.

“O apoio da Prefeitura reflete nosso compromisso em proteger a biodiversidade local, evitando danos irreversíveis ao ecossistema marinho. Durante o Carnaval, com a intensificação da fiscalização e ações de conscientização, conseguimos reduzir significativamente a presença de embarcações ancoradas indevidamente, promovendo, assim, a preservação do nosso patrimônio natural e cultural para as futuras gerações. Além disso, ações como “Plástico é Vida” e as nossas centrais de reciclagem ajudaram a diminuir o número de resíduos destinados indevidamente para nossas águas. Agora estamos apoiando a retirada de resíduos para preservar nosso patrimônio natural”, afirma Euler.

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, avalia que a conservação e a limpeza da faixa abaixo da linha d’água é tão importante quanto a limpeza habitual da cidade. “Ainda mais quando temos um parque marinho como esse da Barra, em nossa Baía de Todos-os-Santos. Essa conscientização de toda a população é muito importante, de modo a não sujar ou descartar nenhum resíduo que possa ser absorvido pela natureza. Por isso, esse apoio às ações realizadas pelo projeto precisa ser ampliado para que ocorra a limpeza subaquática em toda a orla de Salvador”, diz.

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.