Para equilibrar os preços, ovos de Páscoa vêm menores e em novos formatos

A Páscoa de 2016 pode ser a mais cara dos últimos 13 anos. Essa é a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima uma alta média de 13,6% nos preços dos produtos. Mesmo chegando às parreiras em tamanhos menores, o ovo de chocolate é um destes itens  que devem pesar no bolso do consumidor, com um aumento de 13,3%.

Para escapar dos preços altos, o caminho é bater perna e pesquisar. Segundo o levantamento realizado pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), o valor dos ovos de Páscoa pode ter uma variação de  até 49% no comércio de Salvador.

O setor atribui o  aumento dos preços, principalmente, à alta do dólar. Entre 25% e 30% do cacau usado na produção é importado. Em  ano de crise econômica e com os consumidores pesquisando bastante antes de escolher cada produto, as empresas  que fabricam as delícias de Páscoa inovaram nos formatos e estão apostando em ovos com preços acessíveis, mas também há  recheios que imitam sobremesas, além de surpresas mais elaboradas.

A expectativa do setor é que a produção seja a mesma do ano passado. “Vamos produzir em torno de 20 toneladas. Neste ano, como temos ovos de menor tamanho para viabilizar a compra, é possível que sejam comercializadas mais unidades de ovos de Páscoa do que em 2015, quando  vendemos 80 milhões de unidades em todo o país”, aponta Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

“Diversificamos ainda mais a produção, para que o público pudesse buscar o item que melhor se adeque no seu orçamento. Além dos personagens que estão na moda, temos ovos com temas de filme, times de futebol e histórias em quadrinhos ”, completou.

Para esta Páscoa, as novidades da Nestlé, por exemplo,  são os Coelhos de Chocolate Alpino e Galak. Há também ovos mais elaborados, como o Moça Doce de Leite Colher,  e o  Kitkat de 340g, que traz um headphone de brinde.

Estratégia
A Garoto também não abandonou o público que gosta de presentear. O  Baton de Colher  (73g) é uma das opções acessíveis da marca. Outro lançamento é o  Talento de Colorir, com sabor chocolate ao leite com castanha-do-pará. O  ovo vem com kit de cinco lápis de cor e um minilivro, sendo que a própria embalagem também pode ser colorida.

A estratégia utilizada pela  Lacta para manter suas vendas em um cenário de crise econômica foi a de  manter as sugestões de preços praticados no ano passado, como afirma Fernanda Pirchele, gerente de Marketing de Páscoa da Mondelez Brasil, detentora da marca.

“Teremos um grande número de produtos com preço sugerido abaixo de R$ 30, dentre os quais estão a linha dedicada aos rituais da Páscoa, com produtos como os ovinhos recheados ao leite e Sonho de Valsa, ambos com 95g e preço sugerido de R$ 8,99”.

Segundo ela, essa linha foi elaborada com objetivo de  ajudar as famílias a construir seus rituais e viverem a magia e a tradição da Páscoa.

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