Missas e rituais movimentam hoje Lavagem de Itapuã

Baianos e turistas participam nesta quinta-feira (28) da Lavagem de Itapuã, que, em 2016, completa 111 anos. A celebração das missas, que começou às 7h, foi antecedidapor uma queima de fogos, às 5h, anunciando a festividade.

O cortejo, que sai de Piatã e percorre parte da Avenida Octávio Mangabeira rumo à Praça Dorival Caymmi, vai levar as baianas até a Igreja de Itapuã. Fiéis e cerca de 150 baianas começam, a partir das 11h, a lavagem oficial das escadarias da igreja. A Lavagem de Itapuã completa hoje 111 anos.

A programação começou às 2h, ao som do Bando Anunciador. Formado por uma banda de sopro e percussão, o grupo percorreu as ruas do bairro, em chamados e cânticos, enquanto disparavam fogos de artifícios. O primeiro momento do ritual religioso começa com oração em homenagem e agradecimento a Nossa Senhora da Purificação, seguido por uma primeira lavagem das escadarias da Igreja de Itapuã.

A celebração das missas começou às 7h, segundo informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Há 28 anos, ao fim da cerimônia, é servido um café da manhã à comunidade, com bolo, mingau, cuscuz, entre outras iguarias.

Atualmente, a refeição é mantida pelo grupo Mantendo a Tradição, em memória a dona Niçu, antiga moradora do bairro, e que morreu há 11 anos. O cortejo, que sai de Piatã, percorre parte da Avenida Octávio Mangabeira rumo à Praça Dorival Caymmi, leva as baianas até a igreja. Em meio ao ritual, os Alabês (homens do candomblé que cantam para saudar os orixás) vão fazer performances ao lado do grupo Afoxé Filhos de Gandhy.

Saúde
O atendimento médico durante a lavagem será realizado no Pronto Atendimento Hélio Machado, localizado à rua da Cacimba, próximo ao percurso. Além disso, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará estacionada ao lado do posto, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde. O órgão não soube informar o número de profissionais envolvidos.

Segurança
Durante todo o trajeto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai disponibilizar 500 policiais militares, além do reforço no efetivo da 12ª Delegacia Territorial de Itapuã e de uma Delegacia Especial de Área (DEA), montada próxima à escultura da Sereia. A Operação Itapuã em Paz reforçará o policiamento na Avenida Dorival Caymmi, Lagoa do Abaeté, no Km 17, Alto do Coqueirinho e no bairro de São Cristóvão.

Responder

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.