Inscrições para o Sisu estão abertas e vão até quinta; veja onde estão as vagas

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo segue até as 23h59 da próxima quinta-feira (no horário de Brasília). O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual estudantes que fizeram o Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas.

Para participar desta primeira edição de 2016 do Sisu, é necessário ter feito o Enem de 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação. O sistema está oferecendo, neste primeiro semestre, 228 mil vagas, distribuídas por 131 instituições em todo o país. Do total de vagas, 13.643 são oferecidas em dez universidades e institutos baianos.

As inscrições ficam abertas até quinta-feira e devem ser feitas exclusivamente no sitewww.sisu.mec.gov.br. Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. O candidato precisa definir ainda se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas à lei federal de cotas ou àquelas destinadas às demais políticas afirmativas promovidas pelas instituições de ensino superior.

Na hora de se inscrever, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015. O MEC informou que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos. Uma vez por dia, o site do Sisu atualizará a nota de corte para cada curso. Segundo o MEC, essa nota de corte é uma referência para ajudar o candidato a monitorar a sua inscrição.

Até quinta-feira, o candidato vai poder alterar as opções, conforme o desempenho. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Quem for selecionado nessa fase deverá fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 deste mês.

Os estudantes que não forem selecionados poderão aderir à lista de espera, que estará disponível no site do Sisu de 18 deste mês até as 23h59 do dia 29 (no horário de Brasília). O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção no momento da inscrição.

Responder

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.