Gêmeas siamesas começam tratamento em Goiânia; cirurgia deve acontecer em agosto

As irmãs siamesas Maria Clara e Maria Eduarda iniciaram o tratamento em Goiânia para a realização da cirurgia de separação. Desde segunda-feira (13), Clara e Eduarda estão sendo acompanhadas por uma equipe médica do Hospital Materno Infantil (HMI) da cidade de Goiânia, para onde foram encaminhadas para realização de um exames e cirurgia de separação.

Segundo informações do cirurgião Dr. Zacharias Calil, que realizará a operação,  foi diagnosticada uma hipertrofia (aumento de volume) cardíaca em Maria Eduarda, que também sofre de pressão alta, por isso, foi necessário trocar a medicação que vinha sendo utilizada por outra que auxilia no tratamento dessa patologia.

De acordo com Calil, é importante combater esse problema cardíaco para que a paciente tenha um pós-operatório com menos riscos. O médico garantiu que as crianças passam bem e serão avaliadas na sexta-feira (17) pela equipe de cardiologia do hospital. Uma nova avaliação mais detalhada será realizada daqui a duas semanas e a expectativa de realização da cirurgia é daqui a um mês.

A tia do pai das crianças, Sandra Maria dos Santos, disse em entrevista ao Correio24horas que está esperançosa que tudo correrá bem com as crianças. “Temos muita fé de que tudo vai dar certo e elas vão sair bem dessa situação”, disse Sandra.

De acordo com Sandra, a família descobriu que as irmãs eram siamesas no terceiro mês de gestação de Denise. “Ela sentia muitas dores na gestação e por isso a médica pediu que ela fizesse uma ultrassonografia morfológica, foi quando a gente descobriu que as gêmeas estavam unidas pelo abdômen”, disse.

Sandra disse ainda que a gestação de Denise foi considerada de risco e que a mãe das crianças sofreu bastante ao descobrir que as suas filhas corriam risco de vida. “Ela chorava muito durante a gravidez. Foi muito importante o apoio da família e dos amigos para ela”, completou.

Além de Maria Clara e Maria Eduarda, Caíque e Denise, ambos com 20 anos, têm ainda um outro filho, Danilo, 2. Caíque ainda tem outro filho de um primeiro relacionamento.

Responder

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.