Festa da Boa Morte em Cachoeira começa nesta quarta

A programação da festa da Boa Morte em Cachoeira (a 110 km de Salvador), no Recôncavo baiano, começa na próxima quarta-feira, 13. Um cortejo leva a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, saindo da capela de Nossa Senhora d’Ajuda, pelas ruas da cidade histórica a partir das 18h30 (veja programação completa ao lado).

Às 19h, uma missa será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em homenagem às almas das irmãs falecidas. O encerramento da primeira noite ocorre às 21h, com a Ceia Branca na sede da irmandade, que marca a confraternização entre as irmãs, familiares e convidados. No cardápio, frutos do mar sem azeite de dendê. Neste dia, as irmãs vestem roupas brancas e passam a noite em vigília.

A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é composta por mulheres descendentes de escravos africanos, todas com mais de 50 anos. Atualmente, 21 mulheres fazem parte da irmandade.
Reconhecimento

O evento, considerado patrimônio da humanidade desde 2010, atrai baianos e turistas para Cachoeira e celebra a libertação dos escravos. O início dos rituais que antecedem a festa da Irmandade da Boa Morte, realizada  até o dia 17, ocorre com a Esmola Geral, como é conhecido o ato, quando as devotas saem pelas ruas pedindo a comerciantes e moradores doações para a realização da festa. O ritual é um sinal de fé e humildade e faz parte do compromisso religioso da entidade fundada há mais de 200 anos.

Responder

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.