Atendimento odontológico gratuito ou a preços populares em Salvador

uando vem aquela dor de dente que não passa, todo mundo já pensa em quanto terá que desembolsar para pagar pelo tratamento odontológico. Mas, em Salvador, alguns locais oferecem serviços gratuitos ou com preços mais em conta para quem precisa.

Um desses lugares é a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-BA), que oferece serviços como canal, restauração, cirurgia oral menor e exame de radiologia – tudo de graça.

Para conseguir o atendimento, o paciente passa por uma triagem de avaliação na própria ABO-BA, no bairro do Itaigara. “Quem vai de demanda aberta precisa telefonar ou ir à ABO-BA para se inscrever na triagem e já sai de lá com o cartãozinho com o dia em que vai ser atendido”, explica a presidente da ABO-BA, Angélica Behrens.

Ela lembra que o local não funciona como pronto-socorro odontológico – ou seja, é preciso agendar. Foi o que fez a secretária Valdineia Brito, 45 anos. Ela conseguiu fazer todo o tratamento na ABO, até colocar o aparelho ortodôntico. “Fiz a inscrição e eles me chamaram. Depois, fiz todos os exames e eu vinha todo mês e fazia o tratamento e manutenção”, contou. Foram dois anos e meio de tratamento.

Serviços como montagem de aparelhos ortodônticos e próteses têm uma taxa para realização. Todo o material usado é custeado pela própria associação, a partir da anuidade paga pelos 4,5 mil dentistas associados.

O tratamento é realizado por estudantes de Odontologia que estão em estágio, sob supervisão de profissionais cedidos pelo estado e município. Lá, cerca de 250 pacientes são atendidos todos os meses.

Fila 
Mas, às vezes, não dá para esperar pelo agendamento. Quem precisa de um atendimento gratuito e de urgência pode recorrer à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, no  Canela.

Segundo o diretor da unidade, Marcel Arriaga, qualquer pessoa que estiver sentindo dor será atendida. “Continuamos funcionando com o serviço de urgência. São todos os dias de manhã ou de tarde e quem aparece com dor é atendido”, garante. O atendimento é por ordem de chegada e é importante que o paciente chegue no início da manhã ou da tarde.

Responder

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.